quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vazamento de petróleo no Golfo do México e consequências.


Segundo reportagem do site http://g1.globo.com/,em 20 de abril, a explosão ocorrida na plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México(poço da BP),nos Estasos Unidos,já  matou 11 funcionários. Devido ao acidente, foi lançado ao mar, entre abril e julho, o equivalente a 4,9 milhões de barris de petróleo.
Recentemente(05/09/2010) o G1 postou nova reportagem afirmando que o vazamento de milhões de litros de petróleo ocorrido no Golfo do México já foi controlado e não oferece mais riscos ao meio ambiente.
Aparentemente parece não oferecer mais riscos.
Para o turismo litorâneo,por exemplo, parte do petróleo vazado foi queimado com objetivo de que não atingisse as praias.Mas os gases liberados nessa combustão foram liberados no meio ambiente e podem afetar várias espécies marinhas.
Além disso,o petróleo que não foi contido ainda oferece risco para toda a flora e fauna marinha,podemos citar por exemplo os frágeis fitoplânctons e zooplântons(base da cadeia alimentar de todos os oceanos,como citado em post anterior) pois eles ficam na superfície da água justamente aonde podemos ver maiores concentrações do óleo.
Outro exemplo é o da população de cavalo-marinho da região,animais também frágeis e que vivem em álgas na superfície do mar,dentre eles está o menor cavalo-marinho (Hippocampus zosterae) do mundo,que segundo a Sociedade Zoológica de Londres e a organização de conservação marinha chamada Project Seahorse(em artigo da revista Scientif American Brasil:http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/menor_cavalo-marinho_do_mundo_esta_ameacado_de_extincao.html),pode entrar em extinção.

Mas esses animais,considerados frágeis,não são os únicos.Diversas aves marinhas foram encontradas mortas em praias,pois quando mergulham no mar o óleo adere as suas penas e elas não conseguem voar novamente e acabam morrendo afogadas.  
O problema,porém,não se restringe ao óleo superficial,as substâncias são liberadas podem estar afetando diversos outros animais,há indícios que o aumento do número de tartarugas que estão aparecendo mortas nas praias pode ser devido intoxicação ou até pesca(pois elas podem estar se deslocando para a costa litorânea-onde o número de embarcações pesqueiras é maior- para se distânciar da regiões com grandes quantidades de petróleo).Como podemos ver nesse vídeo do G1:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1304877-7823-NY+TIMES+TARTARUGAS+MARINHAS+MORREM+NO+GOLFO+DO+MEXICO+PORT,00.html

  .

"esses são os resultados iniciais…
600 espécies estão ameaçadas de extinção
o total do vazamento foi de
780 milhões de litros de petróleo"
 Segundo site:http://bupah.wordpress.com/2010/08/07/petroleo-golfo-mexico-b/

Eu espero que,após esse evento,os responsáveis pela manutenção das plataformas não permitam que essas estruturas continuem a funcionar enquanto apresentarem problemas,que possam vir a ocasionar novos desastres como esse!Que as autoridades responsáveis não parem os esforços,para remover o óleo superfícial.Também que os cientistas consigam formas de neutralizar ou até dissipar essas substâncias tóxicas.
Mas principalmente que a sociedade se mobilize e faça a sua parte!
Quem sabe assim possam ser poupadas as vidas de tantos seres vivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário