sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A formação da consciência ambiental desde cedo.

O nosso futuro está nas mãos das crianças.
Atualmente,com a maior ausência dos pais em casa ou até por falta de informação deles as crianças não usufruem da mídia como deveria ocorrer.Não há orientação para que essas crianças desenvolvam um censo crítico com relação as questões sociais e ambientais,expostas erroneamente por alguns canais e sites.Mas com uma maior divulgação de algumas ferramentas acredito que possamos mudar essa situação,tudo é uma questão de informação e iniciativa por parte da comunidade leiga e da científica.

Por exemplo,"o projeto Loop Scoops vêm produzindo excelentes animações para os pequenos, como forma de conscientiza-los desde cedo sobre temas como: consumo excessivo, excesso de lixo e sustentabilidade."

As crianças agora podem ter acesso ao vídeo A História das coisas e compreender as mensagens que o filme quer passar de forma simples e didática.O vídeo do próximo post é uma das animações desse projeto!

2 comentários:

  1. Eu tenho que confessar que fui muito influenciado pelo desenho Capitão planeta!!! Talvez o publico alvo da educação ambiental devesse ser mesmo as crianças... o grande problema é que tenho medo do jeito que o planeta estará até que essa geração que iremos formar de futuros ambientalistas formem a sociedade dominante. Se continuar do jeito que tá pouca coisa sobrará... eu por exemplo cresci tendo contato com a natureza.. hoje as crianças só vão ao shopping.. nem sabem o que é um tatuzinho de jardim, que a gente tanto brincava! Minha sobrinha de 7 anos tem medo deles! rs

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorava capitão planeta também!
    Toda a sociedade deve ser alvo da educação ambiental,mas acredito que para as crianças seja realmente obrigatório,elas são nosso futuro! Apesar de algumas pessoas terem acesso a esse conhecimento é questão de cada um ter consciência sobre seus atos.Nós não podemos obrigar ninguém a fazer algo,mas quando se é acostumado desde pequeno a coisa já é dferente!
    Você tenm que ver também Rafael que a questão não é apenas evitar desperdício,evitar poluir,desmatar,degradar,etc.Mas é preciso que haja preocupação em recuperar:replantar,reutilizar,tratar a água,o ar,enfim tudo!
    Por que se continuar do jeito que anda concordo que não sobrará nada e, não apenas o meio ambiente,mas todos seremos prejudicados!

    Obrigada pelo comentário Rafael!Acho super bacana quando participam do blog!

    ResponderExcluir